Palestras e debates sobre o setor ferroviário no Brasil movimentaram o I Congresso Nacional dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas -I CONFAP, na última segunda-feira (1), no hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro (RJ).
O conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina OAB/SC e advogado previdenciário, Kisley Domingues, abriu a programação da conferência com a palestra Setor Ferroviário: sua história e suas perspectivas futuras.
Em seguida, o doutor em história e ex-deputado federal, Carlos Santana, expôs sobre a falta de representatividade do setor no Congresso Nacional e enalteceu a iniciativa da COBAP na promoção do evento, que estabelece diálogos e diretrizes para a categoria. Santana reforçou que é a organização é fundamental para a conscientização da necessidade da luta política por conquista de direitos.
O período da tarde foi dedicado à Roda de Conversa, com mediação do presidente da Associação Mútua, Geraldo Sobrinho; do presidente da FENAFAP, Etevaldo Pereira; do presidente da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Sociedade anônima, Manoel Geraldo e do vice-presidente da Associação dos Engenheiros Ferroviários, Hélio Suevo.
De maneira conjunta, as lideranças do setor ferroviário elaboraram a carta de reivindicações dos ferroviários, que detalham a história, as dificuldades e os desafios do setor. A carta será revisada e publicada nas redes da COBAP e encaminhada para as autoridades políticas em breve.
Paralelamente à programação oficial do I CONFAP foram realizadas a reunião da diretoria da COBAP e reunião da secretaria da Mulher da COBAP, que definiram as prioridades de trabalho dos respectivos setores.
O penúltimo dia do evento, terça-feira (2), foi alusivo ao intercâmbio cultural proposto nos eventos. Os congressistas puderam conhecer as belezas e cultura da cidade maravilhosa, antes de retornarem para seus estados, nesta quarta-feira (3).
Fique ligado!