O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nova redução no teto dos juros do crédito consignado para aposentados do INSS e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A decisão ocorreu durante reunião no Conselho nesta quarta-feira (28) e reduziu de 1,76% ao mês para 1,72%, conforme proposta do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Com a redução, o teto dos juros na modalidade de cartão de crédito e consignado benefício, fixado em 2,61%, deve cair na mesma proporção. Os novos percentuais passam a valer em oito dias úteis.
Apesar do setor financeiro discordar veementemente das reduções, luta travada pelo ministro Lupi desde agosto passado, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou a queda na taxa de juros básica da economia, tem sido voto vencido no Conselho, do qual a COBAP é integrante, representada por Obede Muniz.
A alegação é que a taca Selic não é referência para empréstimos e que a medida tende a reduzir a oferta da modalidade pelas instituições financeiras. Com essa justificativa, os bancos conseguiram aprovar como referência para o consignado a taxa do Depósito Interbancário em um prazo de dois anos.
Fique ligado!