Últimas Notícias »


Aposentados 3/2/2023 9:58:51 » Por Atualizado em 2/3/2023 12:16:0

Reunião de planejamento define diretrizes de ações para o movimento nacional das pessoas aposentadas, pensionistas e idosas


Compartilhar no WhatsApp

 

▪️ Diretores da COBAP, presidentes e representantes das federações definiram, na tarde desta quarta-feira (01), durante reunião na filial da COBAP em São Paulo (SP), propostas de interesse do segmento de aposentados, pensionistas e idosos para apresentar ao atual governo.

 

Na ocasião, as lideranças expuseram uma série de medidas que visam a proteção e a melhoria dos direitos relativos à aposentadoria. Após diálogos e construções, os dirigentes definiram como pautas principais o reestabelecimento da pensão integral, a criação do Banco da Seguridade Social, a retomada da votação do projeto de lei (PL) 4434/08, a suspensão do bloqueio dos benefícios nas mensalidades e o retorno do LOAS/BPC no desconto em folha.

 

As sugestões serão levadas ao governo pela COBAP, em reuniões agendadas no Ministério da Previdência, mas também aos gabinetes dos parlamentares por meio de comitivas dos dirigentes das federações e entidades de base.

 

Além das propostas, os dirigentes se comprometeram a maior mobilização para o aumento da participação das mulheres no II Encontro Nacional da Mulher COBAP - ENAMUC, que será realizado dos dias 7 a 10 de março, no Thermas de Olímpia (SP), para debater a atuação das mulheres no movimento nacional dos aposentados. As diretoras Maria Salete Búrigo e Marise Sansão, organizadoras do evento, reforçaram a importância da participação das mulheres. “Nas bases, as mulheres são a maioria. É importante trazer essas mulheres para nossos espaços de decisão”, disse Marise.

 

Após o II ENAMUC será realizado, nos dias 17 e 18 de maio, o Seminário dos Ferroviários, realizado pela FETAPERGS, em parceria com a Associação dos Ferroviários Sul-Riograndense e com o apoio da COBAP. O presidente da federação do RS, Pedro Kuhn, falou sobre a programação do evento, que deve tratar sobre reajuste salarial, negociação das perdas e outros assuntos da categoria.

 

O presidente da COBAP, Warley Martins, também ressaltou a importância do apoio das lideranças estaduais nos eventos nacionais. “O apoio das federações é fundamental porque nossos eventos são feitos em conjunto. Temos a previsão da participação de 1300 pessoas no XXVII Congresso Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI) e, só será possível, porque estamos trabalhando em conjunto com o Iburici”, disse se referindo ao presidente da federação de Santa Catarina (FEAPESC).

 

Warley ainda abriu o diálogo para o planejamento da programação de atividades do XXVII CNAPI, que deve ter como principais temas a Previdência Social, o Sistema Único de Saúde e a dívida pública. As primeiras reuniões do ano da COBAP com dirigentes das federações e conselho jurídico finalizam na próxima quinta-feira (02) e definiram as diretrizes para a atuação do movimento neste ano 2023.

 

📍 Fique ligado!

 

#cobap #aposentados #pensionistas #idosos

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb