Após período de isolamento em razão da pandemia de Covid-19, a Federação de Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais – FAP/MG voltou a reunir dirigentes das associações de todo estado na sede da entidade, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (1).
O presidente da FAP/MG, Robson Bittencourt, pediu uma salva de palmas e um minuto de silêncio em homenagem as vítimas da covid, na abertura do evento. “Estamos felizes com o nosso retorno, mas não nos esqueceremos da dor de perder familiares e dirigentes do movimento durante o período mais crítico da pandemia”, lembrou Robson.
Em seguida, lideranças das associações do estado relataram as imensas dificuldades em manter o funcionamento das entidades devido as inúmeras perdas de dirigentes e associados, além do próprio isolamento social. Entre outros, falaram Claudete Liz de Almeida (Associação dos Comerciários); Adilson Rodrigues (Sinap); Geraldo Adão (Eletricitários), Elias Lourenço de Souza (metalúrgicos de BH e Contagem); Oswaldo Bernardo (Congonhas); Maurício Nunes da Rocha (Juiz de Fora) e Antônio Guimarães Magaiver (bancários).
Atuação da COBAP
O presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos - COBAP, Warley Martins, exaltou os esforços das associações e destacou que a entidade não parou nem um dia. “Estivemos mobilizados junto às federações e associações para acabar com a obrigatoriedade da revalidação dos filiados. Com muito esforço, conseguimos prorrogar por mais um ano o prazo para revalidação, mas a luta para derrubar a exigência continua”, afirmou.
Warley reforçou ainda a importância da união dos aposentados para a conquista de mais direitos e falou sobre a atuação da COBAP nos conselhos nacionais de Saúde, da Previdência e dos Direitos da Pessoa Idosa. “Temos representantes em espaços fundamentais para a construção de políticas públicas para o segmento, porque o trabalho da COBAP é reconhecido”, disse. Por fim, apontou os diretores mineiros da Confederação: Gilson Matos, Adilson Rodrigues e Waltencyr Teófilo.
Plano de Saúde
O colaborador técnico da COBAP pela empresa Villeve, Luca Oliveira, lançou, em primeira mão, o projeto piloto do Plano de Saúde voltado para pessoas idosas. De acordo com a proposta, o Plano será comercializado para pessoas acima de 59 anos a R$ 285,00 por mês e dará direito a atendimento ambulatorial, hospitalar, consultas, exames, internação, cirurgia, tudo com coparticipação a baixíssimo custo. “Acredito que isso pode fazer com que as associações tenham uma nova vida com um programa que beneficia tanto a associação, quanto o associado e a sociedade em modo geral”, disse Luca.
14º dos Aposentados
A última exposição foi do advogado e youtuber Sandro Gonçalves, que enalteceu o trabalho incansável de Warley em prol do segmento e destacou a importante conquista do fim da prova de vida. “"Se hoje um filho não tem que levar o pai numa maca para fazer a prova de vida, Warley tem responsabilidade nisso”, reconheceu.
Sandro é autor da sugestão legislativa que criou a proposta do 14º para aposentados e relatou que o projeto aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados e, caso aprovado, seguirá para votação no Senado e sanção presidencial.
No encerramento da reunião, Robson Bittencourt agradeceu os participantes e os convidou para um lanche de confraternização.
Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h
Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h
Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h
Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br
Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved