A Romaria dos Aposentados 2023 reuniu cerca de 4 mil fiéis, na manhã do último domingo (29), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em clamor por dignidade e justiça social ao segmento.
A Missa em Homenagem aos Aposentados, que acontece tradicionalmente em alusão ao Dia Nacional do Aposentado (24), foi celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que ressaltou a importância da valorização dos direitos dos aposentados e pensionistas.
Organizado pela COBAP e pelas federações de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o evento deste ano homenageava ainda o centenário da Previdência Social no Brasil. No encerramento da missa, transmitida ao vivo pelos canais da TV Aparecida e Cultura; e da rádios Cultura e FAPESP, o presidente da FAP/MG, Robson Bittencourt, leu a Carta de Aparecida, que reforçou os apelos por mais direitos e dignidade aos aposentados do Brasil.
O evento religioso deu sequência à Plenária Nacional dos Aposentados no auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo da Basílica. O presidente da COBAP, Warley Martins, saudou a presença e a participação das lideranças das federações e associações filiadas, que expuseram dificuldades, reivindicações e propostas para o movimento nacional dos aposentados. “Conquistaremos nossos direitos a partir da nossa união e mobilizações conjuntas”, frisou Warley.
A mesa solene foi composta pelos membros da comissão organizadora, Warley Martins, Antonio Alves, Robson Bittencourt, Yedda Gaspar, além dos representantes de federações de todo o Brasil. Estiveram presentes também o prefeito de Matão, Aparecido Ferrari e o representante da CUT, Milton de Brito (Tijolinho). O evento é considerado pelas lideranças como um dos mais importantes para o diálogo com as bases, que são os pilares para o movimento nacional dos aposentados.