Últimas Notícias »


Aposentados 6/12/2019 9:23:26 » Por Richard Casal Atualizado em 12/6/2019 9:35:0

Brasil precisa de medidas estruturais para sair da crise econômica

Economista Maurício e Presidente Warley comentam sobre propostas de crescimento e qualidade de vida


Compartilhar no WhatsApp

Após onze meses de novo Governo o país continua mergulhado numa crise econômica que promete permanecer ainda por um longo tempo. Segundo o assessor econòmico da COBAP, Maurício Oliveira, até o momento não foi tomada nenhuma medida de vulto para dar um novo rumo ao país. 

"A reforma da Previdência foi aprovada, mas não vai resolver a crise econômica. É preciso muito mais do que isso para retomar o crescimento econômico. Medidas para gerar empregos, recuperar a renda do trabalhador e promover uma retomada da produção industrial e do consumo são todas necessárias para reverter o quadro desfavorável. Além disso, recuperar a capacidade de investimento do Estado e do setor privado também são imprescindíveis", explica o economista. 

Crescimento econômico só se consegue com investimento. E para aumentar o investimento é preciso confiança. Ainda não há um clima de confiança no país. Os mercados estão instáveis e as reformas ainda estão sendo discutidas.

Na opinião do presidente Warley Martins, é preciso construir um Estado de bem-estar-social, aquele onde as políticas sociais públicas são incentivadas e respeitadas em suas fontes de financiamento. O atual sistema de Seguridade Social, criado pela Constituição de 1998, é um bom exemplo de proteção social, mas sofre ingerência do Governo ao desviar seus recursos para outras finalidades, como, por exemplo, para o pagamento dos juros da dívida pública.

O Brasil já experimentou as duas principais formas de Estado: O Estado mínimo, aquele que prioriza o mercado e o setor privado, e o Estado interventor, aquele que busca dirigir os rumos da economia de maneira mais forte.

"Entretanto, é possível desenvolver outra forma de Estado: o Estado do Bem-Estar social, aquele que regula o mercado visando mais a planificação da economia e não a mera regulação do mercado ou mesmo a intervenção rigorosa", sugere Warley. 

O Brasil precisa de um novo rumo que exige investimentos, Estado de bem-estar social e solução da crise fiscal. Fora disso, não haverá crescimento e a crise econômica vai se prolongar por muitos anos. 




NOTÍCIAS RELACIONADAS


3/8/2020 14:20:27
Aniversariantes de agosto

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb