Últimas Notícias »


Aposentados 13/9/2019 10:0:43 » Por Atualizado em 13/9/2019 10:39h

OBESIDADE VERSOS LONGEVIDADE

A OMS estima que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, mais de 700 milhões obesos


Compartilhar no WhatsApp

Há muito se sabe que o excesso de peso é inversamente proporcional ao tempo de vida. Assim, a obesidade pode ser considerada uma das maiores inimigas da longevidade, afirma o geriatra e gerontólogo Antônio Claudio Neves. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal que causa prejuízos à saúde. O índice de massa corporal (IMC), utilizado como padrão de identificação pela OMS, é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado:

 A OMS estima que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, mais de 700 milhões, obesos e 75 milhões de crianças com sobrepeso e obesidade. No Brasil, 50% dos brasileiros adultos têm algum grau de excesso de peso e 18 milhões são obesos. Entre as crianças, a estimativa gira em torno de 15%.

 Após os 50 anos é comum o aumento de peso tanto em homens quanto em mulheres. Isso acontece porque o processo de envelhecimento proporciona maior acúmulo de gordura – geralmente na região abdominal - e perda muscular.

 É imperioso para combater a obesidade aprender que a restrição calórica, ou seja se alimentar com menos calorias, porém sem perda do valor nutricional. O médico geriatra Antônio Claudio Neves lembra que a restrição calórica além de combater a obesidade é a principal forma atual para eficazmente prolongar a longevidade. Ele cita que é necessário corrigir diariamente a alimentação, diminuindo excesso de alimentos processados, como açucares, carboidratos e derivados de gorduras animais, tendo preferencia para fontes de energia, proteínas e fibras vegetais preferencialmente sob orientação profissional. Evitar possível fome oculta relacionada à carência de elementos nutricionais específicos e se preciso fazer suplementação conforme necessidade individual. Identificar e controlar ansiedade ou compulsão, sendo indicado se necessário uso de medicamentos para ansiedade que não sejam sedativos. Todo cuidado no combate ou prevenção da obesidade ou excesso de peso requer atenção e disciplina na quantidade, qualidade e frequência, não somente da alimentação saudável, como também da realização de atividade física.

 No combate a obesidade a atividade física deve ser preferencialmente diária. Assim, o geriatra recomenda não ficar sedentário aos sábados e domingos, pois durante um ano existem cerca de 52 finais de semana e isso pode corresponder a cerca de 104 dias, que quando negligenciados podem corresponder a muito ganho de peso ao longo da vida ou de um tratamento não medicamentoso. Portanto, se deseja emagrecer e viver mais, nada de preguiça ou gula aos finais de semana.

 As causas da obesidade são: a dieta não saudável, maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Além disso, são fatores de risco: a disfunções endócrinas, a idade, insônia, ganho de peso (gravidez, por exemplo), medicamentos e patrimônio genético.

 

Obesidade e doenças

A obesidade está relacionada a diversas complicações:

- Apneia do sono

- AVC (acidente vascular cerebral)

- Depressão

- Diversos tipos de cânceres

- Diabetes

- Doenças coronarianas (infarto)

- Hipertensão

- Problemas articulares                                                            

- entre outros.

 

Combater a obesidade não é apenas questão de estética. a obesidade é inimiga de uma vida longa e saudável!




NOTÍCIAS RELACIONADAS


19/10/2019 11:9:14
COMUNICADO

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb