Últimas Notícias »


Aposentados 19/7/2019 16:38:17 » Por COBAP

Longevidade


Compartilhar no WhatsApp

                  

              A partir dos 30 anos começamos a diminuir nossa reserva funcional, diminuímos nossa resistência. A pele começa a perder elasticidade e os rins a perderem cerca de 1% de sua capacidade ao ano. Aos 40 anos já demonstramos rugas iniciais, cabelos brancos e maiores riscos de incidência de doenças como câncer, hipertensão e diabetes. Vários são os fatores que influenciam o processo de envelhecimento, como a nossa genética, o ambiente (lar e trabalho), a medicina e o estilo de vida (forma como se vive). Entre todos os fatores o que mais influencia é o estilo de vida. Assim, recomendamos para que se possa conquistar mais tempo de vida e menor possibilidade de sofrimento, observar as seguintes considerações:

Ø  1- Em relação à alimentação: - Dê preferência aos alimentos naturais, ricos em vitaminas e fibras, frutas e verduras; Prato colorido é prato saudável. Evitar excesso de AÇUCARES, alimentos ultraprocessados(favorece aumento de peso), de CARNE VERMELHA E AVES (obtidas de grandes produções - GRANJA ou derivados industrializados - EMBUTIDOS), FRITURA OU GORDURA e excesso de doces e massas (PÃO, BISCOITOS) principalmente à noite. Dica: Integral não é diet, pode conter açúcar, corantes e aditivos. Comer com calma, mastigando bem os alimentos; Não fumar e ter cautela com o álcool.        

2- Fazer exercícios físicos, sempre de forma agradável e com acompanhamento profissional. Principalmente a partir dos 50 anos (prevenção abrangente);      

3- Dormir bem e cedo. O sono inadequado (não restaurador) pode aumentar o risco de diabetes, hipertensão, alteração do humor, câncer e obesidade, além de prejudicar a concentração e memória.     Cuidado com uso de sedativos (pode afetar a memoria).     

4- Não sair de casa sem protetor solar; Manter sempre o corpo hidratado. Dosar sempre sua vitamina D. 

5- Ter mais disciplina com os exames preventivos a partir dos 50 anos. Fazer pelo menos uma consulta médica ao ano.  

6- Ter um momento só seu, para cuidar e cultuar o seu corpo. Fazer reflexão positiva pelo menos uma vez ao dia. Estimular a memória com novos aprendizados.     Amar-se. Não ficar “preso” vivendo o problema dos outros, mesmo que seja seu familiar querido. Amar, não com apego e sim com fé.       

7- O estresse é um dos mais importantes fatores que aceleram o envelhecimento. Não alimentar pensamentos improdutivos e preocupações; Cultivar a sabedoria e buscar soluções.    

8- Seguir os ensinamentos de Sabedoria favorece a conquista de um envelhecimento com PAZ. Nunca é tarde para aprender.

        9- A fé aumenta a longevidade.

 

“Se agires como anjo, só tendes a voar”          

 

 Antônio Cláudio Neves - Geriatra e Gerontologo

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS


21/8/2019 15:49:29
COBAP- NOTA DE ESCLARECIMENTO

Cobap − Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ST SHCS CR QUADRA 507 BLOCO A LOJA 61 - ASA SUL - BRASÍLIA / DF CEP 70.351-510
Fone: (61) 3326-3168
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (11) 3361-2098
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Filial
Telefone: (81) 3132-8336
Horário de funcionamento: Das 08h às 12h e das 13h às 17h

Site: www.cobap.org.br | e-mail: cobap@cobap.org.br

Cobap - Copyright ® 2015, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved

Desenvolvido por Maquinaweb